sábado, 18 de outubro de 2014

DICAS DA REFORMA DO IMÓVEL





 Olá meninas?


  Chega de falar da parte burocrática, vamos falar de Reforma.
  Quando compramos um imóvel ficamos doida para começar a reforma. Mas para   reforma é preciso muito planejamento e paciência.
Algumas dicas  para a reforma.
  



1- Defina o projeto

Saber o que você deseja mudar e o quanto tem para investir, é o primeiro passo. Pense no que quer mudar em cada comodo, assim você vai conseguir desenhar a decoração e saber como vai aproveitar cada espaço. Um arquiteto pode te ajudar nessa etapa. 
Defina onde os móveis e eletrodomésticos vão ficar. Desta forma, você terá uma ideia da disposição das peças nos ambientes na situação atual, e que pode ser modificado, estruturalmente durante a reforma e todos os detalhes como piso, tipo, gesso, pintura, enfim tudo que sera realizado na reforma.


2-  Tenha a planta original do imóvel


Antes de começar a reforma é fundamental   tentar obter a planta original do imóvel.
Nela constam todas as informações sobre a estrutura, elétrica e hidráulica. 




3- Orçamento


Após a conclusão do projeto e a planta do imóvel, você deve fazer o orçamento dos itens que serão utilizados na reforma, o que inclui material e mão de obra. Em seguida, para deixar tudo o mais organizado possível,  faça uma planilha com as etapas do processo e prazo de entrega.



4- Legalize a reforma


Você precisa solicitar autorização da prefeitura de sua cidade caso o seu projeto inclua mudar a planta original do imóvel, rebaixar calçada ou remover árvores. Para apartamentos, além de não ser permitido descaracterizar a fachado do prédio, é preciso comunicar o sindico com antecedência, que em alguns casos, pode pedir para o o engenheiro do condomínio avaliar e autorizar a obra.




5 - Siga regras


Em condomínio, você precisa conhecer e respeitar as regras e horários de trabalho, assim como organizar estoque do material e eliminação de entulho. 



6 - Contrate mão de obra

Você pode contratar profissionais autônomos de sua confiança, ou contratar uma empresa especializada que vai cuidar de todas as etapas. Independente do profissional que escolha, é importante ter referências de sua experiência. Defina um cronograma e metas das tarefas junto com o responsável.



7 - Compra de materiais



Antes de comprar os materiais, faça orçamentos em pelo menos três fornecedores diferentes. 
Os preços variam muito e você pode economizar uma boa grana.

Se comprar em grande quantidade tente conseguir um bom desconto.


                          8 - Presente na contratação



Esteja presente na contratação de cada serviço e início do mesmo, assim você poderá verificar se será realizado de acordo com o combinado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário